Almeida, Ana PatríciaVieira, Maria Natália dos Santos2017-10-252017-10-252016-07http://hdl.handle.net/10400.26/19114O estudo que aqui se apresenta teve como ponto de partida o estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), com um grupo de crianças de 4 anos, numa sala de jardim-de-infância de uma instituição privada da cidade de Lisboa. Durante a prática desenvolvida foi nítida a adesão das crianças às histórias lidas e contadas e o interesse na exploração derivada de cada história. A constatação desse interesse deu lugar a uma observação mais atenta e intencional, a par de uma análise documental sobre a importância das histórias junto das crianças em idade pré-escolar. Devido a alguns constrangimentos inerentes ao funcionamento da prática, seria difícil manter uma regularidade na implementação de atividades e recolher dados suficientes para uma investigação aprofundada, que desse resposta às questões subjacentes a todas as pesquisas: Porquê as histórias? Para quê as histórias? Estas perguntas conduziram à questão de investigação: conceções de diferentes profissionais, ligados às histórias e às crianças, sobre a importância das histórias na educação de infância. Os objetivos gerais foram então delineados: i) Conhecer as conceções de diferentes profissionais sobre a importância das histórias na educação de infância; ii) Compreender o sentido educativo e a intencionalidade pedagógica na criação e na utilização das histórias. Para dar resposta a estas questões e inquietações foram realizadas entrevistas a diversos profissionais ligados à criação e/ou utilização das histórias para/com crianças em idade pré-escolar. Foi feito um estudo exploratório, com inspiração na grounded theory – a teoria enraizada, contando com a triangulação dos dados recolhidos através da observação participante em contexto da prática supervisionada, da análise documental e da análise de conteúdo às respostas obtidas nos inquéritos por entrevista, aos diversos profissionais que colaboraram neste estudo. Os resultados apontam maioritariamente para a relação de afeto que se cria entre quem conta, ou lê, uma história, e quem ouve essa história. Mais do que a veiculação de conteúdos, mais do que a necessidade de sensibilização estética ou ética, todos os intervenientes neste estudo sublinham a importância desse momento de comunhão entre seres humanos – quem conta e quem escuta.The study presented here had as its starting point the stage carried out under the Supervised Teaching Practice (PES) with a group of 4 year old children in a kindergarten, of a private institution in Lisbon. During the developed practice was clear the adherence of children to stories read and told and the interest in derivative tasks of each story. The realization of this interest gave way to closer and intentional observation, along with a documentary analysis of the importance of stories to children in preschool age. Due to some constraints inherent in the functioning of the practice, it would be difficult to maintain regularity in the implementation of activities and collect enough data for a systematic investigation that response to the issues underlying all research: Why the stories? Stories for what? These questions led to the research question: conceptions of different professionals, related to stories and children, about the importance of stories in childhood education. The overall objectives were then outlined: i) To know the different conceptions of professionals about the importance of stories in childhood education; ii) Understand the educational sense and pedagogical intention in the creation and use of stories. To address these subjects interviews were conducted to several professionals linked to the creation and / or use of stories for / with children in preschool age. An exploratory study was done with inspiration in Grounded Theory and with the triangulation of data collected through participant observation in the context of supervised practice, the document analysis and content analysis of the answers obtained in the survey interview to the professionals who contributed to this study. The results point mainly to the affection of relationship that is created between who tells, or reads a story, and who hears this story. More than the subjects, rather than the need for aesthetic or ethical awareness, all participants in this study underline the importance of this moment of communion between human beings - who tells and who listens.porHistóriasInfânciaLivrosNarração OralStoriesChildhoodBooksOral NarrationO bolso, o saco e as histórias com as galáxias dentromaster thesis201857227