Cruz, JoãoMoreira, Joana2017-09-222017-09-222017-07-06http://hdl.handle.net/10400.26/19004O presente documento foi elaborado no âmbito da conclusão do mestrado em Design de Produto da Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos e tem como base de trabalho o estágio curricular realizado na empresa Na’Mente. Para esta empresa, também designada Mindshake, a criatividade não se limita a ser um simples interruptor, que se liga ou desliga; trata-se de uma forma de ver, envolver e responder às necessidades do mundo que gira em torno de nós, redesenhando-o. O Design Thinking, através de uma visão holística, permite-nos chegar mais facilmente à experimentação e a diferentes oportunidades e soluções. Por isto, a proposta de projeto e o respetivo método assentam no modelo E.volution 6², aplicado até à data apenas em projetos de desenvolvimento de serviços, ações de formação e coaching. É, portanto, a primeira vez que o modelo é aplicado na análise de desenvolvimento de produto. Ao longo do estágio, foi-me permitido explorar a problemática deste relatório, percebendo de que forma nos relacionamos com os objetos e de que forma eles estimulam o nosso pensamento criativo. Temas como a criatividade e o emotional design contribuíram para o aprofundamento do conhecimento e para a diversificação e justificação científica deste trabalho. O objetivo principal deste trabalho passou pelo entendimento do modelo E.6² e o desenvolvimento de uma taxonomia que analisa de que forma um objeto estimula o pensamento criativo. Ambas as análises foram aplicadas ao desenvolvimento da cadeira Evolution Chair, que de acordo com os resultados obtidos incentiva e provoca um pensamento diferente e questiona comportamentos estereótipos, podendo ser assim considerada um playable object, isto porque incentiva à diversão e interação, como também nos permite criar variantes visuais e funcionais devido à sua agradável estética.porPensamento CriativoEmotional DesignDesign ThinkingDesign de ProdutoPlayable ObjectModelo E.volution 6²O objeto como impulsionador do pensamento criativomaster thesis201734290