Leite, Joana Jorge de QueirozCosta, Bianca Sales da2022-01-202022-01-202021http://hdl.handle.net/10400.26/38939Considerando a importância do setor do turismo em Portugal, e o cenário global atual, onde cada vez mais pessoas estão conectadas e buscam informações na internet, propõe-se análises descritivas relacionadas aos dados de hóspedes em alojamentos turísticos em Portugal e aos dados de busca sobre os principais destinos turísticos de Portugal disponibilizados pelo Google Trends ao longo dos últimos. Também propõe-se análises preditivas do número de hóspedes em Portugal. As análises foram realizadas com base nos dados dos oito principais países de origem dos hóspedes (residentes e não residentes), nomeadamente: Portugal, Grã-Bretanha, Irlanda, Espanha, França, Alemanha, Brasil e Itália. Procurou-se avaliar se os dados de buscas, em diferentes defasagens, são relacionados com os dados dos hóspedes e se a inclusão destes dados aprimoram as previsões do número de hóspedes de Portugal. As análises preditivas foram realizadas através da execução de modelos de previsão das classes ETS, ARIMA e regressão dinâmica em diferentes procedimentos de avaliação da capacidade preditiva. Os resultados indicam a correlação entre os dados para cada país em diferentes defasagens. Eles também indicam qual é o melhor método para produzir previsões ao horizonte 1 e vários horizontes e em quais dos países analisados a inclusão dos dados de pesquisa melhora as previsões. Com base nos resultados de cada país, foram realizadas previsões para o ano de 2020 com o objetivo de comparar a quantidade expectável de hóspedes com os dados concretos e estimar as perdas do sector em decorrência da pandemia do Coronavírus (COVID-2019).porTurismoAnálises descritivasAnálises preditivasGoogle trendsDescriptive and predictive analyses for the Portuguese tourism sectormaster thesis202889203