Honrado, Maria Graciete da Purificação Reis HenriquesAnjos, Ana Sofia2024-02-082024-02-0820232023http://hdl.handle.net/10400.26/49743Um problema que se tem vindo a verificar já há alguns anos é a falta de professores nas escolas públicas. Nos últimos anos letivos, muitos alunos passaram demasiado tempo sem professores. Este problema é transversal a todas as disciplinas e níveis de ensino. Tendo em conta que existem cada vez mais professores a abandonar, precocemente, a carreira e cada vez menos jovens interessados em fazer carreira como professor, é urgente criar uma estratégia para a retenção de professores. Este estudo procura perceber, apesar de todas as queixas dos professores, quais as condições que os fazem permanecer na carreira para, deste modo, ser possível delinear uma estratégia, não só de retenção de professores, como também de atração de novos talentos para a profissão. Na prática, o presente estudo permite definir estratégias de retenção com base nos fatores motivacionais dos professores. Percebeu-se que o reconhecimento da carreira, o meaningful work, a autonomia de decisão e a flexibilidade são fatores que estão positivamente relacionados com a motivação dos professores. Este estudo permitiu ainda perceber que todos os professores são diferentes, com caraterísticas e necessidades diferentes e, como tal, não se deve desprezar a gestão de recursos humanos nas escolas, uma vez que é um dos setores que apresenta a maior taxa de stress e de esgotamento laboralporProfessoresAbandonoCarreiraSatisfaçãoRetenção.Estratégias de retenção dos professoresAs razões que motivam a permanência dos professores na carreiramaster thesis203494016