Lobo, LuísNápoles, Ana PaulaCarvalho, Hugo Miguel2025-01-162025-01-162024-12-31Lobo, L., Nápoles, A. & Carvalho, H. (2024)http://hdl.handle.net/10400.26/53871Celebrando os 50 anos da Revolução de Abril, o artigo reflete sobre a evolução da escola rural para uma escola do meio rural, destacando o papel da educação na democratização dos territórios de baixa densidade. Através de uma revisão teórica e do estudo de autores da Educação e Geografia Rural, explora-se como o edifício escolar, aliado às potencialidades endógenas do meio rural, pode promover inovação pedagógica. O exemplo do município de Vila Flor, em Portugal, ilustra práticas replicáveis em contextos semelhantes, como o uso de metodologias ativas e participativas que combinam aprendizagens formais e informais. Entrevistas com a câmara municipal mostram resultados promissores na aprendizagem, ao integrar pedagogias inovadoras com a valorização do território.porruralidade, rurbanização, escola rural, oportunidades educativas, projeto educativoESCOLA EM MEIO RURAL – DA PERICLITÂNCIA À OPORTUNIDADEjournal articlehttps://doi.org/10.58086/rt9f-bj18