Milheiro, Ana RitaSoares, Lucicléia2022-05-282022-05-282022-02-07http://hdl.handle.net/10400.26/40812A supervisão pedagógica é parte importante dentro da prática pedagógica perspetivando o desenvolvimento de pessoas e processos voltados para o ensino e aprendizagem. Por conseguinte, a revisão da literatura evidencia que a supervisão pedagógica pode emergir como plataforma individual e organizacional capaz de promover estratégias que potenciem o trabalho educativo e reforcem a identidade docente. Neste sentido, a presente investigação tem como objetivo tentar compreender e identificar os contributos da supervisão pedagógica no processo de construção da identidade de docentes do Brasil e de Portugal, observando e analisando como se dá este processo e quais as suas especificidades. Para o efeito, procedeu-se a uma leitura crítica dos documentos oficiais dos países em causa, nomeadamente legislação educacional e programas curriculares, identificando semelhanças e diferenças entre os dois sistemas. De maneira a validar a problemática definida, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa interpretativa tendo como técnica de recolha de dados a entrevista semiestruturada e questionário. Participaram nesta investigação dezasseis docentes, oito dos quais são docentes brasileiros e outros oito são docentes portugueses. Esta investigação visa contribuir para o reconhecimento do trabalho do supervisor e para os contributos que a supervisão pode proporcionar para o fortalecimento da identidade profissional dos professores, bem como identificar diferenças e semelhanças do processo de supervisão nos dois países em questão.porSupervisãoDesenvolvimento profissionalIdentidade profissionalIdentidade docenteOs contributos da supervisão pedagógica na construção da identidade docente nos sistemas educativos do Brasil e Portugalmaster thesis202978010