Alves, EduardoThurow, Charlene2021-09-152021-09-152021-09-01http://hdl.handle.net/10400.26/37476Este artigo apresenta uma reflexão sobre a desigualdade social histórica do país e seu impacto nos processos de ensino e aprendizagem para crianças e adolescentes. Além disso, versa sobre as contribuições de Henri Wallon em contextos educativos e a valorização da afetividade nos cenários educativos. Nesse sentido, apresenta os resultados das estratégias pedagógicas de cuidado e atenção elaboradas para acolher às manifestações afetivas dos alunos que participam de um projeto social de educação através do esporte. Por fim, faz uma leitura teórica desses resultados a partir dos pressupostos da Gestalt-Terapia sobre a dimensão da humanidade na relação entre aluno e educador, refletindo sobre a necessidade de garantia de espaços de escuta acolhedores para sentimentos e sofrimentos dos estudantes.porDesigualdades Sociais; Afetividade; Cognição; Educação; Gestalt Terapia.AFETIVIDADE E EDUCAÇÃO: ACOLHIMENTO E CUIDADO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICAjournal article