Bártolo, JoséMatos, Margarida2023-09-072023-09-072023-06-13http://hdl.handle.net/10400.26/46434O presente projeto tem como objetivo identifcar e enquadrar várias perspetivas sobre educação em design gráfco, pretendendo contribuir para um alargamento da discussão em torno deste tema. Procura abordar a educação, assim como a prática de design, como um processo colaborativo, criando espaços de partilha e discussão.Neste sentido, foi realizado um workshop que seguiu a organização de alguns exemplos de modelos de ensino não formal. Contou com a participação de vários alunos/as e ex-alunos/as de design que puderam interagir numa estrutura diferente daquela que normalmente está presente na generalidade das escolas e universidades ocidentais, refetindo sobre a mesma. Além disso, com o objetivo de reunir informação capaz de melhor fundamentar os argumentos e perspetiva de análise, foram convidadas três designers a realizar uma conversa.Estas componentes reúnem-se na publicação Mesa Redonda: Perspetivas Sobre Educação em Design Gráfco, que procura materializar os princípios pelos quais este projeto se rege.porEducaçãoDesign GráfcoPráticas ColaborativasAuto-organizaçãoMesa redonda: perspetivas sobre a educação em design gráficomaster thesis203319958