Custódio, Pedro Balaus, 1964-Pinto, Cristina do Céu Almeida Queiroz2016-03-182016-03-182011http://hdl.handle.net/10400.26/12565O fosso entre a teoria a prática, relativamente ao ensino da leitura e da escrita, no 1º CEB é ainda grande. A formação em contexto, tal como foi o PNEP, pode ser um recurso capaz de auxiliar de forma singular os professores na tarefa complexa de promover o sucesso escolar dos seus alunos. Algo essencial e inevitável perante as exigências de uma escola inserida numa sociedade que tem tanto de mutável como de diversa. Hoje, estão em curso importantes actualizações científicas e curriculares no âmbito do Português, como são os casos da implementação do acordo ortográfico e do lançamento do Novo Programa de Português para o Ensino Básico e reconhecemos a necessidade formativa do corpo docente e a premência do seu refrescamento teórico. Com este projecto pretendemos perceber de que forma a Formação PNEP, influenciou ou não a alteração das práticas pedagógicas, especialmente no que diz respeito ao ensino da escrita, dos professores que fizeram o ciclo de dois anos de formação. É um trabalho que assumimos possuir uma dose de especulação mas, porque acreditamos que a mudança é possível e necessária, esperamos possa contribuir para perspectivar uma formação ecológica que contribua efectivamente para a cooperação profissional e desenvolvimento de uma pedagogia preventiva como componentes fundamentais do próprio desenvolvimento das escolas e do sucesso do sistema educativo.porEnsino da LeituraEnsino da EscritaEnsino Básico 1º CicloEntre a teoria e a prática pedagógica: a influência da formação do PNEP no ensino da escrita no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Novamaster thesis