Soares, RaquelMaria João Gomes Pereira da Silva2024-03-052024-03-052024-02-23http://hdl.handle.net/10400.26/50150O BookTok é uma comunidade literária emergente no TikTok e representa um fenómeno significativo que impacta profundamente o comportamento de consumo entre os membros da Geração Z, pela partilha de conteúdos com base em vídeos curtos e destacando os seus efeitos nas escolhas de leitura e na divulgação de livros e como contribui para o engajamento cultural e cria uma dinâmica única entre autores e leitores, quebrando as barreiras convencionais de promoção literária do mercado editorial e proporcionando uma experiência de consumo única e adaptada aos padrões de comportamento dessa geração. Este espaço virtual não apenas testemunha a ascensão de uma comunidade literária singular, mas também se torna um agente catalisador na decisão de compra dos consumidores pertencentes à Geração Z. O objetivo principal deste estudo é analisar a influência do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Z, cujos membros escolhem, cada vez mais, produtos e serviços com base na partilha de informação entre utilizadores das redes sociais e nas tendências geradas pelos conteúdos que os mesmos criam. Para este objetivo, realizou-se uma pesquisa abrangente que combinou métodos qualitativos. A recolha de dados envolveu a análise de entrevistas a vinte membros da geração Z, quatro BookTokers e quatro Editoras. Pretendeu-se assim cruzar três perspetivas diferentes deste fenómeno: a dos consumidores da geração Z, a dos BookTokers e a das Editoras. Esta abordagem permitiu uma compreensão profunda do fenómeno BookTok, do o seu impacto na literatura e o seu efeito no comportamento do consumidor.porBookTokGeração ZLiteraturaInfluenciadores digitaisTendências editoriaisO impacto do BookTok na decisão de compra do consumidor da geração Zmaster thesis203541782