Estrelinha, JúlioThomaz, João2019-07-032019-07-032013http://hdl.handle.net/10400.26/29140O Terceiro Setor ocupa um lugar central na governação, na generalidade das sociedades contemporâneas. As novas exigências de competitividade impõem também às Misericórdias, uma reestruturação dos processos de gestão, de forma a ser possível alinhar a missão institucional com o nível de desempenho esperado. Pretende-se criar um modelo de avaliação do desempenho dos colaboradores da Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande que permita adequar o desempenho individual às exigências funcionais e da Instituição. Foi adotado um procedimento multimetodológico baseado na Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, enriquecida com Conferências de Decisão e Consultoria de Processos de Grupo, com vista a atingir uma maior transparência, clareza e justiça nas avaliações e, ainda, obter dados que permitam uma gestão do desempenho mais eficiente e eficaz. A criação e desenvolvimento do modelo proporcionaram aos participantes uma (inédita) reflexão estratégica acerca da Instituição e da Avaliação do Desempenho, no que se refere à necessidade objetiva de colocar a pessoa certa no lugar certo, de maximizar o seu potencial e de humanizar a Gestão de Pessoas.porAvaliação do DesempenhoCompetênciasMetodologia Multicritério de Apoio à DecisãoCONCEPÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ADEQUADO À GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA MARINHA GRANDE (PORTUGAL)journal article