Mendes, FátimaCosta, Ana Luísa2018-01-162018-01-162016Mendes, F., & Costa, A. L. (2016). Livros de histórias: um percurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infância. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (243-256). Évora: Universidadehttp://hdl.handle.net/10400.26/20210Esta comunicação apresenta parte de um estudo que tem como finalidade principal compreender o modo como crianças do jardim-de-infância podem desenvolver, numa perspetiva curricular integradora, competências ao nível da matemática e da língua portuguesa a partir da leitura e exploração de histórias infantis com conteúdo matemático. Tendo como base uma perspetiva de currículo integrado, o texto discute e analisa a leitura e exploração de um livro infantil com crianças dos três aos seis anos, em contexto de jardim-de-infância. A metodologia de investigação segue uma abordagem qualitativa de cariz interpretativo. A análise dos dados já recolhidos sugere que é possível desenvolver, de modo articulado e integrado, ideias e conceitos matemáticos e competências linguísticas, tendo como recurso privilegiado livros de histórias infantis com características específicas.porEducação de infânciaHistórias infantisDesenvolvimento de conceitos matemáticosDesenvolvimento da linguagem oralLivros de histórias: um percurso para a aprendizagem da matemática e do português na educação de infânciaconference object