Filipe, Susana Raquel Branco Mónica2012-12-142012-12-142012-11http://hdl.handle.net/10400.26/3489O estudo realizado teve como objetivo avaliar as atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas aulas de Educação Física (EF). Pretendeu-se saber a opinião dos docentes acerca da sua formação em Educação Especial, em que condições pedagógicas e materiais trabalham com os alunos e quais os procedimentos que adotam para que estes alunos superem dentro do possível as necessidades educativas especiais que apresentam. Foi aplicado um questionário aos professores de Educação Física tendo-se recolhido uma amostra de N = 115. O estudo permitiu chegar às seguintes conclusões: As atitudes dos Professores de EF com mais experiência são menos favoráveis face à inclusão de alunos com NEE em turmas de ensino regular comparativamente aos Professores com menos tempo de serviço docente. Quanto mais o docente perceciona que precisa de mais estudo e formação para se sentir mais à vontade para ensinar EF, em simultâneo, a alunos com e sem NEE, mais favoráveis são as atitudes face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de EF. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no Ensino Regular. Quanto às atitudes face aos apoios são menos favoráveis, devido à inexistência de serviços adequados disponíveis para apoiar (Professores de Educação Especial, Terapeutas, Psicólogos e Assistentes Operacionais com formação) e recursos/ materiais específicos e disponíveis para que possa trabalhar com alunos com NEE. Os docentes possuem atitudes favoráveis relativamente à pretensão de frequentar ações de formação para os quatro tipos de NEE.porNecessidades educativas especiaisEducação físicaIntegração escolarAs atitudes dos professores de educação física face à inclusão nas aulas de educação físicamaster thesis