Alberto, Fernanda Cristina PedrosaMorgado, Artur Jorge Peixoto Conceição VilaresRamos, Nuno Filipe Simão2022-06-142022-06-142022http://hdl.handle.net/10400.26/41049A criação de um negócio exige considerar o maior número possível de fatores que podem vir a condicionar a sua sustentabilidade económica e financeira, e quando se trata de um negócio num setor recente, como ocorre com a mobilidade elétrica, essa ponderação é ainda mais crucial. O presente trabalho tem como objetivo analisar se um negócio associado à mobilidade elétrica é ou não viável, e se sim, em que condições e conjuntura. Para concretizar essa análise, foram considerados vários fatores e pressupostos, tendo como propósito verificar a rentabilidade do negócio, no sentido de avaliar se os resultados associados ao projeto de investimento são positivos, e se é possível ou não recuperar o montante investido. Numa primeira fase, foi justificado o porquê de um negócio associado à mobilidade elétrica ser uma necessidade para a sociedade. Após essa justificação, efetuou-se uma análise de empresas já estabelecidas no mercado, tendo sido selecionadas para aprofundamento duas empresas que, embora ambas desenvolvam negócio na mobilidade elétrica, a sua forma de atuação é bastante distinta da que se pretende neste plano de negócio. Com base nas ilações extraídas, passou-se à análise da viabilidade económico-financeira do negócio que se propõe desenvolver, a qual assenta num conjunto de condições e pressupostos para o crescimento do mercado (otimista, pessimista e regular), procurando se verificar-se, em cada um desses cenários, se os resultados do negócio são positivos e se asseguram a remuneração desejada do capital investido. Concluiu-se que o negócio associado à mobilidade elétrica é viável na projeção de mercado otimista e regular, revelando-se um negócio lucrativo e com tendência de crescimento exponencial. Entre os fatores que mais influenciaram a viabilidade do negócio destacam-se o menor investimento inicial, a prospeção dos veículos elétricos como alternativa aos veículos convencionais e a aceitação do público.porEmpreendedorismoMobilidade elétricaPostos de carregamentoSustentabilidadeVeículos elétricosSustentabilidade ambiental: a viabilidade de um negócio associado à mobilidade elétricamaster thesis203023510