Moreira, Maria Teresa FerreiraFaria, João José SoaresPinto, Daniela LourençoLima, Andreia Maria NovoFernandes, Carla SílviaBarroso, Tereza Maria Mendes Diniz de Andrade2023-10-092023-10-092023Moreira, M. T. F., Faria, J. J. S., Pinto, D. L., Lima, A. M. N., Fernandes, C. S., & Barroso, T. M. M. D. de A. (2023). Impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping Review. Brazilian Journal of Health Review, 6(2), 6574–6583. https://doi.org/10.34119/bjhrv6n2-1702595-6825http://hdl.handle.net/10400.26/47141Objetivo: identificar e mapear os estudos existentes sobre a relação da pandemia COVID-19 na Saúde Mental dos estudantes universitários e analisar os seus efeitos sob a forma de sintomatologia mais frequente. Método: A revisão Scoping será realizada de acordo com a metodologia do Instituto Joanna Briggs. Dois revisores independentes avaliarão a relevância dos artigos, a extração e a síntese dos dados. Os dados serão extraídos dos artigos incluídos nesta revisão por dois revisores de forma independente e as dúvidas e divergências serão discutidas com recurso a um terceiro revisor. O processo de seleção será documentado através de um diagrama de fluxo PRISMA. Resultados: Os dados recolhidos serão apresentados em forma narrativa e em tabela ou esquema, por forma a mapear a evidência disponível. Serão também apresentados quadros resumo dos artigos incluídos na revisão. A identificação, caraterização e síntese do conhecimento nesta área procurará estar alinhada com o objetivo e questão de revisão que se propõe. Conclusões: Prevê-se que esta revisão constitua um ponto de partida para o mapeamento da evidência científica disponível relativamente ao tema em estudo, proporcionando um contributo de suporte para a prática de cuidados em prevenção e cuidados em Saúde Mental em estudantes universitários.porUniversidadeEstudantes universitáriosSaúde mentalImpacto da pandemia COVID-19 na saúde mental dos estudantes ensino superior: protocolo Scoping ReviewImpact of the COVID-19 pandemic on the mental health of higher education students: Scoping Review protocoljournal article10.34119/bjhrv6n2-170