Custódio, Pedro Balaus, 1964-Moita, Ana Paula Mendes2017-01-162017-01-162013http://hdl.handle.net/10400.26/17527Este estudo teve como finalidade identificar e compreender as possíveis relações e interferências da afetividade presentes nas interações verbais, na aprendizagem da leitura e escrita no primeiro ano de escolaridade. A presente dissertação está estruturada em três partes. A primeira apresenta o enquadramento teórico de referência ao desenvolvimento do estudo, debatendo-se três temas essenciais: a comunicação em sala de aula, a aprendizagem da leitura e da escrita, e a relação afetividade e aprendizagem. A segunda parte apresenta a metodologia de investigação adotada, tendo-se optado por uma abordagem etnográfica na constituição, recolha e análise do corpus estudado. A terceira parte apresenta a descrição, interpretação e análise dos dados recolhidos, focalizando-se nas marcas de afetividade presentes na interação verbal professor-aluno, através de traços avaliativos, apreciativos, de concordância e de discordância, de partilha de poder e de total poder, de proximidade e de distanciamento. Foram analisadas, de igual modo, as marcas de afetividade presentes na linguagem verbal, não-verbal e paraverbal na interação da docente com os seus alunos. As conclusões de estudo apontam as implicações da afetividade na aprendizagem da leitura e da escrita, considerando que o comportamento afetivo do professor na sua relação com os alunos, determina o papel da mesma no processo de ensino-aprendizagem.porAfetividadeAprendizagem da LeituraAprendizagem da EscritaComunicação em Sala de AulaInteração Verbal Professor-Aluno1º Ano de EscolaridadeConto contigo: a afetividade na aprendizagem da leitura e da escritamaster thesis201333260