Mendes, TeresaVelosa, Marta2016-08-202016-08-202016-08-19Mendes, T. e Velosa, M. (2016). Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. pró-prosições, vol.º 27, n.º 2, pp. 115-133. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0041http://hdl.handle.net/10400.26/14472Pretende-se, no presente artigo, demonstrar que, nos livros para crianças, a relação dialogal e a fusão intersemiótica entre as linguagens verbal e icónica potenciam a instauração de uma atmosfera poética imprescindível na formação estético-literária da criança pré-leitora, que, no processo hermenêutico de apropriação e construção de sentidos, sozinha ou pela mão do adulto-mediador, se assume como um ser cognoscente e cocriador do universo textual, encetando um percurso enunciativo de intensa cooperação interpretativa. Pretende-se igualmente problematizar o lugar dos livros no jardim de infância e o seu contributo para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança em idade pré-escolar, atribuindo pedagogicamente ao adulto-mediador um papel determinante nesse processo de construção do ser em crescimento nomeadamente através do recurso ao livro de qualidade estética e literária.porliteratura para a infânciaeducação pré-escolarformação estético-literáriadesenvolvimento infantilLiteratura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolarChildren's literature in the kindergaten: contributions to the development of the child at pre-school agejournal articlehttp://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0041