Pratas, HelenaAlmeida, Ana PatríciaDamião, Pedro Carlos Mateus Alves2015-05-252015-05-252013http://hdl.handle.net/10400.26/8723As relações entre a cultura organizacional e a liderança têm atraído considerável atenção e alguns estudos da área têm apontado a interdependência entre ambos os constructos. Ainda que inseridas num contexto cultural bastante mais alargado, as organizações escolares são produtores de uma cultura interna que lhes é própria, que lhes confere identidade e que exprime os valores e as crenças que os membros da organização partilham, tornando-as únicas. A essência da liderança reside na habilidade do líder em perceber as limitações da sua própria cultura, e adaptar essa cultura à mudança. Numa cultura organizacional constantemente sujeita a mudanças, a liderança tem um papel importante a desempenhar na criação de condições para a motivação dos seguidores e para a criação de condições de desenvolvimento da própria organização escolar. A formação dos agrupamentos verticais de escolas consubstancia um processo de transformação da cultura organizacional, no qual a ação da liderança assume especial relevo. Este estudo pretende investigar o funcionamento organizacional de um Agrupamento de Escolas, para identificar e caracterizar as representações dos docentes relativamente ao papel da Diretora, na criação e na sedimentação de uma cultura organizacional, assente em padrões simbólicos partilhados pelos docentes. A investigação norteia-se pelos objetivos de contribuir para conhecer as representações dos professores quanto ao estilo de liderança e ao tipo de cultura dominante no Agrupamento de Escolas. Outro aspeto pelo qual se norteia a investigação é o de compreender as representações dos professores sobre os processos que estão por detrás da construção da cultura organizacional. O estudo empírico apresenta-se sob a forma de estudo de caso, pelo que se optou por um trabalho de natureza essencialmente qualitativa. Recorreu-se à análise de conteúdo de uma entrevista de grupo (focus group), semiestruturada, com a participação de vários docentes coordenadores, bem como à análise estatística dos resultados dos questionários aplicados aos docentes, de modo a abranger um maior leque de diversidades e perspetivas acerca da temática em estudo.O enquadramento teórico sobre a problemática em estudo incidiu em reflexões acerca da cultura organizacional e da liderança. Espera-se que as conclusões possam de algum modo contribuir para a compreensão dos processos de construção da cultura organizacional num Agrupamento de Escolas e do papel que a liderança desempenha nessa criação.The relationship between organizational culture and leadership has attracted considerable attention and some studies have pointed out the interdependence between both constructs. Although embedded in a cultural context rather broader, school organizations are producers of an internal culture of their own, that gives them identity and by expressing the values and beliefs that organization members share, making them unique. The essence of leadership is the leader's ability to realize the limitations of its own culture and adapt that culture to change. In an organizational culture constantly subjected to change, leadership has an important role to play in creating the conditions for the motivation of the followers and to create conditions for the development of school organization. The formation of vertical groups of schools constitutes a process of transformation of the organizational culture in which the action of leadership becomes even more important. This study aims to investigate the organizational functioning of a group of schools, to identify and characterize the representations of teachers on the role of the Principal, and in the creation and consolidation of an organizational culture based upon symbolic patterns shared by teachers. The research is guided by the objective of contributing to meet the teachers' representations, regarding the leadership style and the type of dominant culture in the Group of Schools. Another aspect which is guided by the research is to understand the teachers' representations about the processes that underlie the construction of the organizational culture. The empirical study is presented in the form of a case study, and has opted for a research, essentially, qualitative. The author conducted a content analysis of group interview (focus group), semi-structured, with the participation of several faculty coordinators, as well as statistical analysis of the results of questionnaires given to teachers, to cover a wider range of diversity and perspectives on the topic under study. The theoretical framework on the issue under study focused on reflections of organizational culture and leadership. It is hoped that the findings may somehow contribute to the understanding of the processes of the construction of organizational culture in a group of schools and the role that leadership plays in this creation.porLiderançaCultura OrganizacionalRepresentações sociaisAgrupamento de EscolaOrganizational cultureLeadershipSocial representationsGroup of schoolsCultura organizacional e liderança num agrupamento de escolas: Estudo de caso sobre as representações de professoresmaster thesis201852594