Marques, C. G.Nata, AnaManso, AntónioPestana, HélderFerreira, Luis MiguelNunes, MariaSantos, Paulo2024-03-142024-03-1420202182-9608http://hdl.handle.net/10400.26/50257Neste artigo descrevemos o Curso de Inovação Pedagógica desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância do Instituto Politécnico de Tomar (LIED) que teve como ponto de partida a pandemia do coronavírus SARS-COV-2. Neste artigo, começamos por apresentar algumas reflexões relativas ao ato de ensinar a distância e da importância que as novas tecnologias tiveram na transição, com caráter de emergência, para o ensino virtual durante o período de confinamento geral de Portugal que teve início a 16 de março de 2020. Seguidamente, apresentamos os objetivos e a estrutura do Curso de Inovação Pedagógica criado pelo LIED, assim como uma análise dos resultados decorrentes da primeira edição do curso que se realizou na modalidade on-line, com sessões síncronas e assíncronas. Na parte final deste artigo, apresentamos algumas considerações finais que relacionam as novas formas de educar com o Curso de Inovação Pedagógica do LIED.porEducação a DistânciaInovação PedagógicaPandemiaTecnologia EducativaInovar em Tempos de Pandemia: Criação de um Curso de Inovação Pedagógica no Ensino Superiorjournal article2024-03-05cv-prod-2568443https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.22003