Vieira, ElviraLopes, JorgeSilva, Diana2023-11-212023-11-212023-11-152023-09-04http://hdl.handle.net/10400.26/48025O presente trabalho foi elaborado no âmbito da realização de um estágio curricular na empresa InvestBraga, integrado no plano de estudos do Mestrado em Gestão de Empresas, ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão, que proporcionou uma experiência de integração no mercado de trabalho, bem como a aplicação dos conteúdos aprendidos. Este Relatório de Estágio, destaca a importância do Marketing Territorial para a atração de investimento. O principal objetivo desta pesquisa, foi perceber como é que a cidade de Braga implementou o Marketing Territorial e de que forma este influenciou a atração de investimento para a cidade. Como ponto de partida, foi feito um enquadramento teórico e científico sobre as várias temáticas envolvidas neste estudo. Segue-se a caracterização da empresa e a exposição da problemática em investigação. A abordagem metodológica centrou-se num método qualitativo e a recolha de dados foi feita através da realização de entrevistas. Com base nos resultados obtidos, verifica-se que, de facto, o marketing territorial tem um papel fundamental para atrair investimentos para Braga. Reconhece-se que, apesar de não existir uma estratégia clara e formal, existem boas práticas e são, também, implementadas ações de marketing territorial em Braga. Destaca-se ainda que este é um processo que necessita de melhorias contínuas e de inovação para continuar a fortalecer o posicionamento de Braga como um destino atrativo para negócios e investimentos. No final da pesquisa são apresentadas algumas contribuições e recomendações para melhorar a estratégia de marketing territorial em Braga.porMarketing Territorial; Atração de Investimento; City Branding; BragaA IMPORTÂNCIA DO MARKETING TERRITORIAL NA ATRAÇÃO DE INVESTIMENTO: O CASO DA CIDADE DE BRAGAmaster thesis203394380