Oliveira, Célia Maria Simão deSantos, Sandra Raquel Ferreira dos2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16363Mestrado, Enfermagem a Pessoa em Situação Critica, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaNeste relatório proponho explicitar atividades realizadas, resultados alcançados e as competências desenvolvidas no âmbito do estágio em sede do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Pessoa em situação crítica, em diferentes contextos. O presente relatório é o corolário de um percurso de estágio orientado para a aprendizagem de uma intervenção especializada na prevenção de complicações, limitação de incapacidades e na confortação da pessoa em situação crítica, nomeadamente por sepsis, e família. Num contexto de cuidados em que o desenvolvimento científico e tecnológico impera, o enfermeiro enfrenta situações de grande complexidade em que família e cliente procuram as respostas às suas necessidades de modo global e holístico. O cuidado de enfermagem e o percurso de aprendizagem foi ancorado, no referencial teórico de Katherine Kolcaba e no modelo de desenvolvimento de competências de Patricia Benner. Este foi um percurso que se pautou: pelo rigor técnico e científico; pela responsabilidade nas tomadas de decisão; pela identificação de problemas potenciais evitando problemas indesejáveis; pela minimização do impato negativo no cliente e família provocado pelo processo assistencial; e pelo registo sistemático de necessidades, intervenções e resultados esperados, tendo desenvolvido competências para uma intervenção especializada em Enfermagem à PSC de qualidadeapplication/pdfporEnfermagemPessoa em situação criticaSepsisIntervenções de enfermagemConfortoFamiliaCuidados especializados à pessoa em situação critica por sepsis e familiacuidado confortador de enfermagemmaster thesis201260603