Trindade, Carlos Alberto de Matos2019-11-192019-11-192019-10-31TRINDADE, Carlos Alberto de Matos (2019). Pintura, Fotografia e Cinema: as imagens cinematográficas e as referências picturais no tratamento da cor e da luz. In: Anabela Branco de Oliveira, Ana Catarina Pereira, Liliana Rosa, ;Manuela Panafria e Nelson Araújo (Eds.). Cinema e Outras Artes II. Diálogos e Inquietudes Artísticas. Covilhâ: Editora LabCom.IFP978-989-654-591-8 (papel)978-989-654-589-5 (epub)http://hdl.handle.net/10400.26/30204Publicação inserida no âmbito do projecto Pintura, Fotografia e Cinema: referências picturais nas imagens fotográficas e cinematográficas (ESAP/2016-2017/P38/DAV), que decorreu no Departamento de Artes Visuais (DAV) da ESAP.Resumo Nesta comunicação abordamos dois aspectos em que a influência da Pintura, com séculos de existência, mais se fez sentir no Cinema: as formas de utilizar a cor e a luz (muitas vezes relacionadas), nas quais têm um papel decisivo os directores de fotografias, em articulação com os realizadores e departamentos artísticos. No entanto, o cinema teve ao seu dispor, desde o início, técnicas da cor que lhe eram específicas, que foram em seguida abandonadas.porCinema, Pintura, cor, luz, directores de fotografiaPintura, Fotografia e Cinema: as imagens cinematográficas e as referências picturais no tratamento da cor e da luzbook part10.25768/fal.books.2019.02