Casais, BeatrizAlmeida, Joana2018-10-172018-10-172018-09-10http://hdl.handle.net/10400.26/24341A utilização do e-mail por parte das empresas não se limita a uma comunicação unicamente comercial, mas sim com vista ao estabelecimento de relacionamentos. Acima de tudo, o e-mail traduz-se numa forma de comunicar a empresa/organização junto dos seus clientes, promovendo desta forma relações com os mesmos. Contudo, o envio massivo de e-mails levou à adoção de estratégias de forma a que os e-mails enviados pelas empresas se destaquem na caixa de entrada dos destinatários. Atualmente, as empresas deparam-se com as baixas taxas de abertura de e-mail marketing e, sendo esta ferramenta uma mais valia na relação entre empresa e consumidor, é importante perceber e adotar estratégias e táticas que invertam esta tendência. O presente documento enquadra-se num projeto de estágio na empresa Salsa, sedeada em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão. Neste contexto, estudou-se o e-mail marketing, mais precisamente o efeito da personalização da linha de assunto na taxa de abertura dos emails desta marca por parte dos contactos da sua lista de contactos. Para ser possível estudar e analisar o impacto da personalização da linha de assunto no e-mail marketing foram feitos quatro A/B Tests tendo como variável principal a linha de assunto de uma campanha específica da Salsa. Para esse teste estudaram-se quatro táticas: incluir o primeiro nome do leitor na linha de assunto; incluir o primeiro e o segundo nome do leitor; adicionar emojis à linha de assunto; optar por uma linha de assunto em forma de questão e por último a linha de assunto base, sem nenhuma das variáveis anteriores. O presente estudo teve como base a análise de uma amostra significativa de 102.574 e-mails marketing enviados pela marca, sendo alvo de análise quatro variáveis que caracterizam a campanha, como a linha de assunto, segmentação, taxas de aberturas e cliques. Os resultados alcançados demonstraram que os e-mails que continham a variável com o primeiro e último nome do destinatário tiveram uma maior taxa de abertura, correspondente a 50,07%, o que leva a concluir que as empresas deveriam apostar mais nesta tática. O estudo realizado veio também provar a importância da personalização dos e-mails, sendo ainda um assunto pouco estudado e fundamentado pela literatura, foi possível evidenciar os fatores que levam ao sucesso do e-mail marketing.porMarketing RelacionalCRME-mail MarketingTaxa de Abertura.A personalização da linha de assunto como fator decisivo na taxa de abertura do e-mail: um estudo do e-mail marketing na Salsamaster thesis201983990