Margarido, PauloDourado, Ana Sofia Coutinho2018-01-162018-01-162017-12http://hdl.handle.net/10400.26/20198Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA farmácia comunitária de forma a ultrapassar as diversas mudanças que tem ocorrido no sector farmacêutico, maioritariamente a nível legislativo, teve que adotar novas medidas para desta forma rentabilizar a sua atividade. É neste novo cenário, que o farmacêutico, adota uma nova função, o farmacêuticogestor. Na sua nova função, o farmacêutico deverá saber como aplicar as diversas técnicas de marketing, para assim aumentar o lucro da farmácia e oferecer um serviço de qualidade superior. Para a construção deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica de diversas técnicas de marketing que podem ser adaptadas para a farmácia comunitária e que o farmacêutico pode utilizar de modo a acrescentar valor e para ir de encontro às necessidades do utente, com a finalidade do utente se sentir satisfeito e assim se tornar fidelizado. Neste trabalho também são abordadas algumas ações que as farmácias podem realizar para assim garantir a sustentabilidade a longo prazo, sem nunca esquecer que o seu primeiro e último objetivo é garantir a saúde e bem-estar do utente.porFarmácia comunitáriaMarketingFarmacêuticoGestãoO papel do farmacêutico no marketing da farmácia comunitáriamaster thesis201815672