Soveral, Maria ManuelaMaleita, Catarina Isabel Nobre2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16255Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaProcedimentos invasivos, como a vacinação, são sem dúvida momentos que causam ansiedade, medo e dor nas crianças. Para os pais prepará-las para estes momentos, quando se fala da vacinação aos 5 anos, é complicado. Os pais/família têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança, pelo que a sua participação nos cuidados é essencial. Cabe ao Enfermeiro Especialista de Saúde da Criança e do Jovem (EESCJ) apoiar os pais/família na expressão dos medos, dúvidas e angústias. O sucesso de um procedimento depende da parceria no cuidar que se estabelece com os pais/família em colaboração com a criança, envolvendo empatia, respeito, disponibilidade, confiança, carinho, conhecimento, conforto e familiaridade. O EESCJ deve promover o bem-estar e a saúde da criança, e prevenir a doença, apoiado no desenvolvimento de competências que lhe permitem lidar com situações que alterem o funcionamento familiar. Este relatório surge da implementação do projeto: “Mãe, tenho medo@”-Preparação da criança de 5 anos para a vacinação, e integra três áreas: a Criança/Família em Situação Crítica, com estágios realizados na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Serviço de Urgência; a Criança/Família no Internamento, Serviço de Medicina; e a Criança/Família na Saúde Infantil, Centro de Desenvolvimento da Criança e Unidade de Saúde Familiar. Os objetivos foram: adquirir competências do EESCJ, na prestação de cuidados à criança/família focados nas intervenções de enfermagem não traumáticas e competências comunicacionais e relacionais de acordo com o desenvolvimento da criança de 5 anos e o contexto familiar. Considerou-se a Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba a que melhor dá resposta aos objetivos delineados. A metodologia utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva. Durante o estágio foram adquiridas/desenvolvidas competências de EESCJ, e outros saberes, que permitiram fazer a ligação teoria-prática, e desenvolver o espírito críticoreflexivo, com vista a uma melhor adaptação a novas situações e consequente resposta aos constantes desafios da Enfermagem.application/pdfporVacinaçãoConfortoCriançaSaúde da criançaFamíliaUnidades de terapia intensiva neonatalSaúde da famíliaTeoria do confortoMãe, tenho medo...preparação da criança de 5 anos para a vacinaçãomaster thesis201260174