Jorge, RuiGalvão, Margarida2020-01-142020-01-142019-06-25http://hdl.handle.net/10400.26/30959A presente investigação tem como principais objetivos perceber a importância e a dificuldade de implentação da música contemporânea enquanto material pedagógico no ensino básico de flauta transversal, bem como averiguar o estado da arte quanto à presença desse repertório nos programas nacionais de ensino artístico especializado da música. Este estudo surge da vontade de conhecer os fatores que motivam a frágil ligação entre a música contemporânea e o ensino, realidade verificada no decorrer da experiência da autora enquanto professora e flautista. Para tal, recorreu-se à triangulação de dados recolhidos na revisão de literatura, em diversos programas nacionais e internacionais, assim como à realização de entrevistas a profissionais dedicados ao ensino de flauta transversal. A pesquisa foi direcionada para o levantamento de propostas de repertório contemporâneo adequadas à aprendizagem de jovens flautistas entre o 1º e 5º grau, incluindo obras selecionadas a partir dos programas analisados e sugestões dos docentes entrevistados. Com este estudo pretende-se também diagnosticar a problemática da música contemporânea no ensino em Portugal e produzir um contributo para a divulgação deste repertório. Procura-se, então, interpretar o contexto atual no sentido de promover a integração de obras e técnicas contemporâneas na prática pedagógica dirigida a alunos principiantes de flauta transversal.porPedagogia musicalMúsica contemporâneaEnsino artístico especializado da músicaEnsino básico de flauta transversalA influência da música contemporânea no ensino básico de flauta transversalmaster thesis202358232