Oliveira Pires, Ana Luisa2017-01-052017-01-0520061645-1775http://hdl.handle.net/10400.26/17296A presenre comunIcação tem como finalidade apresentar alguns resultados de um estudo actualmenre em curso, desenvolvido por uma equipa multidisciplinar -"Projecto Telos II -Aprendizagem ao Longo da Vida: Avaliação de Efeitos em Diplomados do Ensino Superior". Este projecro de investigação ptocura caracterizar as rrajectórias de formação e de trabalho de um grupo de adultos com níveis de qualificação superior, que realizaram mesrrados e doutoramentos nos anos lectivos de 1995/1996 e 2000/2001, nas Universidades que participam no projecto: Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), Universidade Técnica de Lisboa (Instituto Superior de Economia e Gestão) e Universidade de Aveiro. Os dados que analisamos nesta comunicação foram recolhidos numa primeira etapa do estudo, arravés de um inquérito por questionário lançado em 2005. Nesta fase do rrabalho procuramos, rendo como quadro teórico de referência as actuais abordagens de Educação/Formação de Adultos, idenrificar e compreender a perspectiva dos sujeitos sobre a aprendizagem e a relação com o saber, articulada com diferenres espaçoo-tempos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências (problemárica das aprendizagens formais, não formais e informais); e, também, idenrificar e fazer uma leitura compreensiva das dinâmicas motivacionais dos sujeitos, com vista a conhecer as razões que os levam a investir na sua aprendizagem -motivos e dinâmicas de implicação na formação -tanro em relação à formação pós-graduada realizada nas universidades, como em relação à forma como perspectivam a sua aprendizagem futura, num contexto de Aprendizagem ao Longo da Vida.La finalité de certe communication est la présentation de quelques résultats d'une étude en cours, développée au seil1 d'une équipe pluridisciplinaire -"Project Telos II -Apprenrissage Tout au Long de la Vie: évaluation des effets en diplômés de l'Enseignement Supérieur". Ce projet de recherche a comme but la caractérisation des rrajectoires de formation et de travail d'un groupe d'adultes de niveau de qualificarion supérieur, qui Ont réalisé des D.E.A. er des docrorats en 1995/1996 er 2000/2001, dans les Universirés qui Ont participé au projer: Universidade Nova de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia), Universidade de Lisboa (Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação), Universidade Técnica de Lisboa (Instituro Superior de Economia e Gestão) e Universidade de Aveiro. Les données analysées dans certe communicarion om été recueillies dans une premiere étape de l'érude, au moyen d'une enquête par questionnaire, réalisée en 2005. Pour le momem, er aya.nt comme caJre théoriyue de référence les approches de l'Education/Formarion des Adultes, on chetche à idemifier er à comptendre la perspective des sujers sur l'appremissage er sa relation avec le savoir, arriculée avec différems espaces-remps d'appremissage et de developpemem de compétences (problémarique des apprenrissages formeis, non formeis et informeis); et aussi bien à idemifier et à faire une lecture compréhensive des dynamiques morivationnelles des :.;ujets, en cherchant à comprendre les raisons d'investissemem dans la formation -motifs et dynamiques d'implication dans la formarion -rant pour ce qui esr de la formation réalisée dans les universirés, comme pour la façon dom ils conçoivent leur apprentissage futur, dans un comexte J'Apprentissage Tom au Long de la Vie.porFormação de adultosEnsino superiorAprendizagem ao longo da vidaFormation d'adultesEnseignement supérieurApprentissage tout long de la vieFormação de adultos e ensino superiordinâmicas de aprendizagem ao longo da vidajournal article