Gomes, SandraCosta, Maria Mendes2022-12-122022-12-122022-11-25http://hdl.handle.net/10400.26/42599Sempre houve uma forte resistência por parte das organizações artísticas e culturais à aplicação de abordagens de marketing tradicionais na gestão das suas marcas. No entanto, nos últimos anos, os estudos académicos têm vindo a apoiar cada vez mais a utilização do marketing, mais especificamente, do branding no setor cultural. No geral, o branding cultural, especificamente no contexto de festivais de cinema, é um tema bastante embrionário na literatura e praticamente inexistente em Portugal. Assim, tendo em conta o ambiente saturado e extremamente competitivo onde se inserem os festivais de cinema, a construção da identidade da marca é central para a visão estratégica e como impulsionadora para a criação de valor da marca. Uma imagem de marca forte entre o público é, também, um fator chave para o sucesso da organização e para alcançar a lealdade do público. Portanto, o grande desafio de quem gere uma marca está em promover uma congruência entre a identidade e a imagem da marca. O objetivo principal deste estudo foi investigar se existe um gap de perceção entre a identidade e a imagem da marca do festival de cinema português FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinema. Para isso, foram recolhidos dados qualitativos através da realização de duas entrevistas e uma recolha de dados quantitativa através de um questionário, com a obtenção de uma amostra válida de 192 inquiridos. Com efeito, esta investigação contribuiu para o preenchimento da lacuna encontrada na literatura do Branding cultural em contexto de festivais de cinema.porBranding culturalFestivais de cinemaIdentidade da marcaImagem da marcaBranding de festivais de cinemaIdentidade e imagem da marca do festival de cinema: Estudo de caso FEST - Festival Novos Realizadores | Novo Cinemamaster thesis203116976