Magalhães, Ana FilipaLeite, DinaTeixeira, PedroLeite, TâniaSá, Susana2022-05-042022-05-042022-05-01Magalhães, A. F., Leite, D., Teixeira, P., Leite, T., & Sá, S. (2022)http://hdl.handle.net/10400.26/40381O presente artigo aborda a questão da observação do neuroeducador relativamente ao processo de desenvolvimento da criança, para tal é apresentada uma grelha de observação mais sintetizada de forma a simplificar as orientações lúdicas, com base na grelha utilizada numa instituição da zona norte de Portugal. Como metodologia é utilizado um estudo de natureza qualitativa, em que é esperado futuramente ser validado e implementado em Investigação-Ação. Também é feito um enquadramento relativamente à questão da creche e da importância do neuroeducador, assim como de que forma as neurociências contribuem para a construção holística em participação.porObservação holística; Orientação Lúdica; Neuroeducador; CrecheCONSTRUÇÃO HOLÍSTICA: VISÃO DO NEUROEDUCADOR NOS EIXOS DE OBSERVAÇÃO NO CONTEXTO DE CRECHEjournal article