Alcobia, Carlos José de Oliveira Pereira e JorgeCristóvão, Bruno Manuel Marques2017-11-022016-122017-07http://hdl.handle.net/10400.26/19167O segmento de óleo U-Flex, quando utilizado no motor, é responsável pela lubrificação na parede do cilindro. Contudo, no seu processo normal de fabrico, a característica da força tangencial, com extrema importância no controlo da lubrificação e respetivo consumo de óleo de um motor de combustão interna, não se encontra estabilizada dentro dos limites especificados pelo cliente. Por este motivo, e com o objetivo de estabilizar esta característica dentro dos seus limites, foi proposto a realização deste estágio e consequente redação da dissertação. Numa primeira fase efetuou-se a identificação das diferenças existentes entre segmentos com o valor de força tangencial dentro e fora do especificado, sendo identificado o impacto que essas diferenças apresentavam na força tangencial. Posteriormente foi elaborado um levantamento acerca das várias operações de fabrico, de forma a identificar a operação causadora das diferenças verificadas entre as peças, que conduzem à dispersão da força tangencial. Após deteção do tratamento térmico, como a operação potenciadora do problema em análise, foi elaborado um conjunto de procedimentos experimentais de forma a encontrar o motivo de origem responsável pelas perturbações ocorridas.porSegmentosU-FlexForça TangencialTratamento térmicoEstabilização da força tangencial do segmento “U-Flex”master thesis201748444