Ribeiro, MariaSantos, Maria2016-04-052016-04-052015-10-02http://hdl.handle.net/10400.26/12882Este documento centra-se na observação da aprendizagem da Matemática no Pré-escolar, sendo que é um domínio imprescindível para a educação, quotidiano e vida futura das crianças, em que o principal objectivo é estimular e desenvolver a capacidade de utilizar a matemática para comunicar, para raciocinar, analisar e resolver problemas explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Neste documento é feita uma abordagem teórica sobre quais os conteúdos matemáticos a abordar no jardim-de-infância, como se podem trabalhar a matemática numa sala de quatro anos e qual o valor do trabalho de projecto na integração da matemática com as outras áreas de conteúdo. São expostas actividades desenvolvidas ao longo da prática pedagógica no Jardim-de-infância em que se observa e se reflecte sobre o objecto em estudo que se consubstancia no trabalho sobre a matemática numa sala de 4 anos. A abordagem metodológica deste estudo é de cariz qualitativo tendo tido como método de recolha de dados a observação participante registados quer sobre a forma de notas de campo quer de explanação das actividades desenvolvidas.porEducação Pré-EscolarJardim-de-infânciaMatemáticaTrabalho de projectoA matemática na sala dos 4 anosmaster thesis201070626