Sequeira, CarlosCarvalho, José CarlosBorges, ElisabeteSousa, Clemente Neves2017-02-042017-02-042013http://hdl.handle.net/10400.26/17856RESUMO Objetivos: avaliar os consumos de substâncias psicoativas, a morbilidade psiquiátrica e analisar as variáveis que estão associadas a maior risco de adoecer dos estudantes de enfermagem. Métodos: estudo transversal, exploratório e descritivo de cariz quantitativo. Amostra constituída por 980 estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem em que foi aplicada o Mental Health Inventory (MHI). Foram respeitados os princípios éticos expressos na Declaração de Helsínquia. Resultados: os resultados sugerem níveis preocupantes de morbilidade essencialmente em termos de, solidão (48.5%), nervosismo e apreensão (48.2%), tensão e irritabilidade (68.6%). Sentem tristeza (59.3%), ansiedade, preocupação (65%) e depressão (61.4%). Conclusão: os dados apontam, para a existência de tristeza, tensão, ansiedade, nervosismo e depressão, evidenciando a necessidade de implementação de programas de promoção da saúde mental nos estudantes de enfermagem.ABSTRACT Objective: to evaluate the use of psychoactive substances, psychiatric morbidity and to analyze the variables associated to higher risk of sickness of nursing students. Methods: cross-sectional, exploratory and descriptive quantitative-oriented study. The sample consists of 980 nursing degree students. It was used the Mental Health Inventory (MHI) for data collection. Declaration of Helsinki’ ethical principles were respected. Results: students refer loneliness (48.5%); nervous and apprehensive feelings (48.2%); tension and irritability (68.6%); sadness feelings (59.3%); anxiety and worry (65%), and depression (61.4%). Conclusions: the results indicate the existence of sadness, tension, nervousness, and anxiety, hopelessness and depression feelings. It is highlighted the necessity to implement programs to promote mental health in tertiary education students.porSaúde mentalEstudantesUniversidadesEnfermagemVulnerabilidade mental em estudantes de enfermagem no ensino superior: estudo exploratórioMental vulnerability of nursing degree students in higher education: exploratory studyjournal article