Mota, LuísFerreira, António2023-09-152023-09-152018http://hdl.handle.net/10400.26/46550Centrado na Escola do Magistério Primário de Coimbra (EMPC), entre 1942 e 1974, constitui um recorte de uma investigação mais vasta sobre as instituições públicas de formação de professores do ensino primário, em Coimbra, nos séculos XX e XXI. As fontes mobilizadas foram o arquivo, a memória e o museu onde analisámos dimensões das áreas pedagógica e didática, bem como sociocultural. A partir da triangulação de dados construímos uma interpretação do modelo pedagógico da EMPC, polarizado nos conceitos de educação, poder e ordem, tendo como pano de fundo a relação dialética entre a norma e as práticas sociaisporFormação de professoresEscola do Magistério PrimárioEstado NovoTeacher TrainingTeachers Training SchoolNew StateEducação, poder e ordem: política e quotidiano numa escola de formação de professoresEducation, power and order: politics and daily life in a teacher training schooljournal article10.29286/rep.v27i66.7066