Martins, Amadeu QuelhasSantos, Catarina da Fonseca Marques Estrela dos2020-03-062020-03-062020-02http://hdl.handle.net/10400.26/31646Esta dissertação descreve uma investigação experimental realizada no âmbito do Design e Cultura Visual, cujo objetivo foi avaliar a influência dos sistemas motivacionais BIS (Behavioral Inhibition System) e BAS (Behavioral Activation System), identificados na Teoria da Sensibilidade ao Reforço de Gray (1981), na eficácia do design de material gráfico de comunicação em saúde (posters), para promoção de um comportamento de higienização das mãos. A eficácia foi medida através da observação de uma variável comportamental (higienização das mãos) durante uma tarefa intencionalmente falsa, realizada em laboratório. A escala BIS/BAS foi aplicada previamente para classificação dos participantes num destes sistemas que, num desenho intersujeitos, foram indexados a uma de três condições experimentais; i.e., com poster coerente com o seu sistema motivacional; com poster incoerente com o seu sistema motivacional e sem poster. A coerência ou incoerência do poster face ao sistema motivacional foi trabalhada através da manipulação das emoções expressas pelo modelo (i.e., raiva e surpresa) e as frases motivacionais. Assim, este estudo testou as seguintes hipóteses: (1) a exposição a posters persuasivos aumenta a adesão ao comportamento seguro; (2) posters com informação congruente com o sistema motivacional dos indivíduos promovem maior adesão ao comportamento; e (3) as intenções comportamentais declaradas são indicadoras do comportamento observado. Os resultados sugerem que a simples presença de um poster aumenta a adesão ao comportamento de higienização das mãos, mas, ao contrário do esperado, os posters incongruentes com o sistema motivacional dos indivíduos foram os que promoveram maior adesão. Por fim, constatou-se que, independentemente do sistema motivacional dos indivíduos, o poster coerente com BAS é o mais preferido e promove maior taxa de higienização. Também se pode observar os indivíduos com sistema motivacional BAS são os que higienizam mais as mãos. Os resultados deste estudo providenciam evidencias iniciais de que a Teoria da Sensibilidade ao Reforço pode ser útil no desenvolvimento de peças de comunicação de persuasão, como o caso dos posters na área da saúde, merecendo, por isso, um maior investimento a sua exploração no âmbito do design de comunicação.This dissertation describes an experimental investigation carried out within the Design and Visual Culture, whose objective was to evaluate the influence of the Behavioral Inhibition System (BIS) and Behavioral Activation System (BAS) motivational systems, identified in Gray's Reinforcement Sensitivity Theory (1981). , in the effectiveness of the design of graphic communication material in health (posters), to promote a hand hygiene behaviour. Effectiveness was measured by observing a behavioral variable (hand hygiene) during an intentionally false task performed in the laboratory. The BIS / BAS scale was previously applied to classify participants in one of these systems which, in a intersubjective design, were indexed to one of three experimental conditions; i.e., poster consistent with your motivational system; with poster inconsistent with his motivational system and no poster. The coherence or inconsistency of the poster with the motivational system was worked through the manipulation of the emotions expressed by the model (i.e. anger and surprise) and the motivational phrases. Thus, this study tested the following hypotheses: (1) exposure to persuasive posters increases adherence to safe behaviour; (2) posters with information congruent with the motivational system of individuals promote greater adherence to behaviour; and (3) stated behavioral intentions are indicative of observed behaviour. The results suggest that the simple presence of a poster increases the adherence to hand hygiene behaviour, but, contrary to expectations, the posters incongruent with the motivational system of the individuals promoted the highest adhesion. Finally, it was found that, regardless of the motivational system of individuals, the poster consistent with BAS is the most preferred and promotes a higher rate of hygiene. It can also be observed that individuals with BAS motivational system are the ones that sanitize the hands the most. The results of this study provide early evidence that the Sensitivity to Reinforcement Theory may be useful in the development of persuasive communication pieces, such as health posters, and therefore merits further investment in their exploration. of communication design.porDesign visualDesign de comunicaçãoPosterEmoçõesSistemas motivacionaisMudança comportamentalA influência dos sistemas motivacionais no design de posters de promoção da higienização das mãosmaster thesis202453677