Loff, Philippe Bernard, 1955-Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Fernandes, Cláudia Patrícia Góis2016-04-122016-04-122014http://hdl.handle.net/10400.26/13108O presente relatório retrata a minha evolução e as aprendizagens que realizei ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação de Coimbra. “Aprender para educar” porque a educação é um desafio exigente dia a dia. A aprendizagem que realizei até aqui é a base do meu futuro, não obstante, o trabalho e a formação contínua serão imprescindíveis para me manter atualizada para acompanhar as crianças em contextos de pré-escolar ou de 1.º ciclo do ensino básico. Este documento apresenta três componentes: descritiva, reflexiva e investigativa. Uma componente descritiva em que apresento as vivências em ambiente educativo, descrevendo o próprio contexto e relatando a minha experiência; uma componente reflexiva, em que apresento a análise crítico-reflexiva dos momentos e questões significativas para mim ao longo das experiências de estágio; por fim, uma componente investigativa, que corresponde ao estudo com o objetivo de apurar as opiniões das crianças em relação à escola.porPráticas EducativasPrática PedagógicaEducação Pré-EscolarEnsino Básico 1º CicloAprender para educar: relatório finalmaster thesis201333864