Frias, A.Água, P. B.2025-12-182025-12-182024http://hdl.handle.net/10400.26/60504Num mundo em constante evolução, os desafios que se colocam aos profissionais do amanhã serão significativamente distintos dos atuais. O advento de tecnologias disruptivas, como a Inteligência Artificial (IA) ou a democratização do acesso à informação, estão a moldar a nossa sociedade. No futuro, a maioria das profissões que conhecemos terão características e desafios diferentes dos atuais. O ensino e a formação devem adaptar se, complementando a transmissão de conhecimentos técnicos com o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. Não basta ensinar a resolver problemas concretos, há que ensinar a analisar e a formalizar esses problemas, a liderar equipas de trabalho e a tomar decisões, assim como a ter a capacidade para aprender ao longo da vida de forma autónoma e em equipa. O sector marítimo-portuário possui especificidades próprias, às quais o ensino deve atender. O objetivo deste artigo é contribuir para um ensino que vá ao encontro das necessidades atuais e futuras da indústria marítimo-portuária. Especial foco foi dado ao desenvolvimento de competências pessoais e sociais, assim como à adoção de metodologias de ensino disruptivas. É feita uma proposta concreta para a criação de um curso de mestrado na área da gestão logística e da engenharia com aplicação ao sector marítimo, que integra conhecimento académico e propostas de profissionais e autoridades da indústria.porCompetências pessoais e sociaisEducação e Formação Marítima (MET)Estratégias pedagógicasMestrado em Logística Marítima (MML)Repensar a educação no sector marítimo-portuário atendendo aos desafios dos profissionais do amanhãmagazinehttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2024.16366