Dias, ÁlvaroLourenço Amâncio, Marta Sofia2019-07-262019-07-262019-07-262019-07-16http://hdl.handle.net/10400.26/29381Atualmente, enfrentamos ambientes competitivos caracterizados pela proliferação de novas tecnologias, obsolescência acelerada dos produtos e a mudança constante nas necessidades dos consumidores. As empresas e as organizações necessitam acompanhar as mudanças no desenvolvimento de novos produtos e serviços. A interação com o consumidor através da cocriação no processo de desenvolvimento de novos produtos surge como um meio através do qual é possível obter uma vantagem competitiva e criar valor para o consumidor final. A criação de valor não é inerente ao desenvolvimento de novos produtos e à cocriação. Fatores motivacionais, emocionais e situacionais alteram o sucesso da criação de valor, podendo até destruí-lo.porDesenvolvimento de novos produtosCocriaçãoCriação de valorInovaçãoO Desenvolvimento de Novos Produtos e/ou Serviços e a Cocriação Criação vs. Destruição de Valormaster thesis202267709