Rodrigues, AntónioMatos, José Manuel da Costa2017-05-082017-05-082016-10-22http://hdl.handle.net/10400.26/18315O presente estudo tem dois objetivos muito concretos. O primeiro, o de perceber e explorar os fenómenos que estão inerentes à relação das crianças com os dispositivos digitais, mais concretamente smartphones e tablets. O segundo, e que serve de conclusão ao estudo, o de propor um modelo de aplicação, ou jogo digital, que contribua para o desenvolvimento cognitivo da criança. Para isso foi desenvolvida uma investigação exploratória dedutiva, dividida em duas fases. A primeira qualitativa, através da análise a três obras literárias referentes a três temas pertinentes de distintos, sendo eles a psicologia, a educação através da arte, e finalmente o design de interfaces para crianças. A segunda fase, quantitativa, através de um inquérito online aos pais que tenham crianças com idades não superiores a 12 anos. O resultado é a sugestão de modelo de aplicação, ou jogo digital, que permita a criança desenvolver as suas capacidades cognitivas através do desenho, e ainda facultar aos pais informações sobre esse desenvolvimento da criança, para que estes possam adaptar o tipo de educação ao carácter psicológico da criança.porGestão do designCriançasEducaçãoPsicologiaDesenvolvimento cognitivoModelo de aplicação digital para crianças entre os 2 e os 4 anos com implicação na educaçãomaster thesis201694441