Oliveira, Maria de LourdesMachado, Ana Mafalda Morão2016-11-252016-11-252014http://hdl.handle.net/10400.26/16271Mestrado, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria, 2014, Escola Superior de Enfermagem de LisboaO presente trabalho surge no âmbito da Unidade Curricular Relatório de Estágio do IV Curso de Mestrado em Enfermagem - Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas na fase de implementação do projeto de intervenção definido na Unidade Curricular Opção II. A temática escolhida aborda o papel crucial que o enfermeiro assume na promoção da autodeterminação do adolescente relativamente aos cuidados de saúde, através da obtenção do consentimento informado prévio aos atos de Enfermagem. O respeito pela autonomia individual preconiza que o enfermeiro paute a sua atuação pela veracidade, altruísmo e capacidade de escolha responsável, promovendo o direito à prossecução do projeto de saúde que cada indivíduo define para si, numa prestação de cuidados individualizada e com base nos conhecimentos dos valores da profissão e do cliente de quem cuida. Os valores éticos e deontológicos que consubstanciam a prática de cuidados do enfermeiro, influenciam a definição de objetivos, estratégias e cursos de ação possíveis, estabelecendo-se como recursos que definem uma prática eticamente competente. Sem a devida preparação formal, os valores pessoais do Enfermeiro constituem-se como fatores que influenciam a identificação dos contornos éticos relevantes de cada situação. Definiu-se como objetivo geral apoiar os enfermeiros na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos éticos e legais necessários à promoção da autonomia do adolescente na tomada de decisão relativa à prestação de cuidados de Enfermagem, através de intervenções promotoras de mudanças no ambiente ético organizacional e da formação permanente das Equipas de Enfermagem. Para o percurso como futura enfermeira especialista, perspetivei o desenvolvimento de competências que permitam uma prática de excelência alicerçada na Teoria Humanística de Enfermagem de Josephine Paterson, implementando intervenções promotoras da saúde, bem-estar e desenvolvimento da criança, adolescente e família.application/pdfporAdolescenteAutonomia do doenteConsentimento informadoTomada de decisõesÉtica em enfermagemTeoria humanística de enfermagemCuidados de enfermagemPromoção da autonomia do adolescente na tomada de decisão dos cuidados de enfermagemcontributo do enfermeiromaster thesis201260344