Romão, IsabelAlmeida, Rita2016-01-182017-01-012015-12-16http://hdl.handle.net/10400.26/10931Num panorama em permanente transformação onde a diversidade ganha voz, as empresas vêem-se obrigadas a repensarem as suas estratégias e a reposicionarem a sua presença num mercado onde se exigem resultados mais eficientes e imediatos. Ressalta-se a necessidade de afirmação por parte das organizações, numa aposta insistente em estratégias de diferenciação. Uma postura diferente e inovadora onde as atuações vão além das práticas convencionais e as estratégias ultrapassam os padrões estipulados, é o compromisso de hoje para que as empresas se evidenciem num mercado competitivo. É aqui que a emergência da criatividade e inovação como motor na criação de valor ganha notoriedade num universo empresarial onde os ingredientes para a eficiência e otimização dos resultados ficam aquém das suas potencialidades. Aliando esta realidade à criação de novos produtos, o presente trabalho pretende constituir-se como um estudo de caso de uma marca e produto recentemente lançados no mercado – Vertty. Foi possível analisar a importância do enfoque estratégico na diferenciação desta marca tendo como alicerce a criatividade e inovação. Como base do estudo exploratório, foi implementada uma metodologia (apoiada em artigos e documentos científicos, entrevista e um questionário) capaz de realizar um diagnóstico à marca e aos seus potenciais clientes, do qual se concluiu que a inovação e a criatividade são dois aspetos essenciais ligados ao produto e à marca investigada.porCriatividadeInovaçãoPosicionamentoComportamento do ConsumidorDiferenciação EmpresarialEmpreendorismoCriatividade e inovação como fatores de diferenciação empresarialEstudo de caso: VERTTYmaster thesis201008602