Castro, CidáliaArrifes, Sofia Alexandra Pereira Padinha2025-09-192025-09-192025-07-24http://hdl.handle.net/10400.26/58770Relatório de Estágio para obtenção do grau de mestre na Escola Superior de Saúde Egas MonizO trauma é uma das principais causas de morbilidade e mortalidade a nível mundial, resultando frequentemente em devastadoras sequelas físicas, psicológicas e sociais. Os enfermeiros desempenham um papel fundamental na estabilização da pessoa em situação crítica, na gestão dos cuidados em fase aguda e na garantia da continuidade do tratamento. Dada a complexidade dos cuidados prestados à pessoa vítima de trauma, é imprescindível uma formação especializada e contínua em enfermagem, com o objetivo de melhorar a qualidade das intervenções e a otimizar os resultados clínicos. De forma a investigar qual a evidência científica mais recente e pertinente sobre o tema em estudo, realizámos uma scoping review denominada “Intervenções de Enfermagem na abordagem a vítimas de Trauma: Revisão Scoping” seguindo a metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e Mestre em Enfermagem, o presente relatório foi elaborado recorrendo a uma metodologia descritiva, reflexiva e crítica das experiências vivenciadas ao longo do percurso formativo, com aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e competências não só técnicas mas também científicas, através da experiência profissional, da frequência deste mestrado salientando os contextos de estágio, realizados numa Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, numa Unidade de Cuidados Intensivos Específicos, numa Viatura Médica de Emergência e Reanimação, todos pertencentes a um Hospital Central, e ainda num Serviço de Urgência Polivalente de um Hospital Centro de referência em Trauma na cidade de Londres. A estruturação do nosso raciocínio em Enfermagem teve como alicerce a Teoria do Cuidado Centrado na Pessoa de Mc. Cormack e Mc. Cance e o Modelo Conceptual da Vulnerabilidade de Rogers, que nos permitiu enquadrar e compreender o fenómeno em estudo. Todo o percurso formativo e reflexivo foi sustentado e delineado pelos Regulamentos de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista, Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e pelos descritores de Dublin, concedendo a obtenção do Grau de Mestre em Enfermagem.Trauma is a leading cause of morbidity and mortality worldwide, often resulting in devastating physical, psychological, and social consequences. Nurses play an essential role in stabilizing patients, managing acute care, and ensuring continuity of treatment. Given the complexity of trauma care, continuous specialized training in nursing is crucial to enhance the quality of interventions and improve patient outcomes. In order to investigate the most recent and relevant scientific evidence on the topic under study, we conducted a scoping review designated “Nursing Intervention in Approaching Trauma Victims: Scoping Review”, following the methodology proposed by the Joanna Briggs Institute. For the conferment of the title of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the Area of Nursing Care for the Person in Critical Situation and the Master´s Degree in Nursing, the present report was developed using a descriptive, reflective, and critical methodology, based on the experiences acquired throughout the educational and professional journey. This process involved the acquisition, development, and consolidation of both technical and scientific knowledge and skills, gained through professional practice, of the frequency of this master's degree, highlighting the internship contexts undertaken in a Multipurpose Intensive Care Unit, a Specialized Intensive Care Unit, a Medical Emergency and Resuscitation Vehicle, all within a Central Hospital, as well as in an Emergency Department of a Major Trauma Centre in the city of London. The structuring of our nursing reasoning was grounded in the Person-Centred Care Theory by McCormack and McCance, and Rogers’ Conceptual Model of Vulnerability, which provided a framework for understanding and analyzing the phenomenon under study. The entire educational and reflective pathway was guided and supported by the Common Competency Regulations for Specialist Nurses, the Specific Competencies for Specialist Nurses in Critical Care Nursing, and the Dublin Descriptors, thereby fulfilling the requirements for the award of the Master’s Degree in Nursing.porEnfermagem médico-cirúrgicaIntervenções de enfermagem especializadaPessoa em situação críticaVítima de traumaIntervenções de enfermagem especializada na abordagem à pessoa em situação crítica vítima de traumamaster thesis203998316