Bela Rosa Luís Lopes, PaulaLisander Pereira Esteves, Eric2018-07-192018-07-192016-07-222016-06-28http://hdl.handle.net/10400.26/23329As crises empresariais não acontecem todos os dias, mas podem surgir de forma inesperada numa organização, transformando-se, também, em questões públicas que são influenciadas e noticiadas pelos órgãos de comunicação social que têm a tarefa de ampliar a informação junto da sociedade. As situações de crise são divulgadas pela imprensa para todos os públicos convertendo-se num grande problema para as empresas. Quando um assunto deixa de ter um carácter meramente privado, por se tratar de um problema que também é de interesse público, torna-se um objeto de discussão pública. São precisamente estes assuntos públicos que dão forma ao campo de ação das relações públicas (Gonçalves, 2012:206). Entre outras funções, as relações públicas são um processo fundamental para atenuar danos, respondendo às necessidades dos stakeholders, tentando reparar a imagem após uma crise organizacional (Seeger et al, 2001:155). A presente investigação tem como objetivo analisar a comunicação externa realizada pela Volkswagen Autoeuropa junto da imprensa portuguesa e no âmbito da situação de crise dos motores a diesel da Volkswagen AG em Portugal. Serão recolhidas as notícias publicadas na imprensa entre os meses de Setembro e Outubro de 2015, com o objetivo de verificar o impacto da divulgação de uma informação que foi emitida no estrangeiro e que teve repercussões no mercado nacional.porRelações Públicas, Gestão e Comunicação de Crise, Órgãos de Comunicação SocialAs Relações Públicas na Vertente de Comunicação Externa. Estudo de Caso: A Comunicação de Crise da Volkswagen Autoeuropa na Imprensa Nacional.master thesis201953153