Antunes, M.2023-10-302023-10-302013http://hdl.handle.net/10400.26/47677O processo de leitura das crianças é bastante distinto do dos adultos que leem fluentemente. A leitura feita por crianças, em fase de iniciação à leitura, depende ainda do reconhecimento letra a letra e é neste sentido que a tipografia e a sua legibilidade ganham grande significado Nas investigações realizadas no âmbito do design gráfico dos livros para crianças, é sempre dada uma grande ênfase à tipografia e às suas características. Vários estudos foram feitos nesse sentido; no entanto, os resultados não são conclusivos. Existem apenas algumas considerações unânimes: o desenho das letras pode efetivamente auxiliar ou dificultar o processo de aprendizagem e a leitura de um leitor inicial, e também o uso de fontes tipográficas não adequadas para crianças podem influenciar a sua motivação para a leitura. No processo de iniciação à leitura, a motivação da criança para ler é tão importante quanto a sua habilidade para reconhecer o texto. Alguns destes estudos serviram também para a criação de tipos de letra específicos para crianças.porTipografia para a infânciabook part