Borges, Ana PintoMendonça, Patrícia2021-12-072021-12-072021-10-202021-07-27http://hdl.handle.net/10400.26/38198Os sistemas de informação inteligentes têm sido amplamente divulgados como veículo de imensos benefícios para as organizações que os implementaram. Dos resultados obtidos se conclui que nem todos os colaboradores-chave sabem o que é, para que serve e se de facto existe um sistema de gestão integrado no hotel em estudo. O propósito do relatório de estágio consiste em criar um sistema de análise da performance e da estratégia, para a prossecução dos indicadores de recursos humanos do Boeira Garden Hotel de modo a contribuir para a gestão ideal do departamento da forma mais eficaz possível. Para tal efetua-se um estudo atento dos procedimentos seguidos nos principais processos do departamento e utiliza-se um inquérito por questionário para perceber acerca do conhecimento dentro da organização dos principais indicadores da performance, da estratégia e acerca de quais as práticas digitais implementadas. Denota-se, através do presente estudo, a lacuna, a falta de um fio condutor que interligue e relacione, de forma direta, os conceitos de práticas de recursos humanos, performance organizacional e estratégia de longo prazo e, assim, propõe-se um novo modelo que permita um acesso imediato e integrado ao conhecimento dos indicadores e a sua análise, relacionado com os processos de recursos humanos. Através da criação de um Balanced Scorecard (BSC) específico para o departamento, na perspetiva dos processos e da inovação/aprendizagem, vai-se fazer a escolha de métricas específicas de recursos humanos que avaliem as competências, a motivação e a estrutura do trabalho, sempre assente na bibliografia pesquisada por combinação dos conceitos.porEstratégia; Desempenho; Balanced Scorecard; Recursos Humanos; Business IntelligenceMonitorização dos indicadores de recursos humanos associados à performance e à estratégia de negócio pelo BSCmaster thesis202806448