Silva, SofiaFerreira, Joaquim Armando GomesFerreira, António Gomes Alves2023-11-032023-11-032017http://hdl.handle.net/10400.26/47787O presente estudo procurou, a partir da análise das perceções de professores e estudantes do ensino superior sobre o que são para si interações de qualidade, construir o Questionário da Interação Professor-Estudante (QIPE). Para o efeito, partimos da análise de conteúdo de entrevistas realizadas junto de 31 estudantes e de 21 professores e do seu confronto com a literatura. A versão final do QIPE resultou numa solução de três fatores, com um nível de consistência interna bastante aceitável: Gestão da Relação Pedagógica (α=.90), Contacto com os Professores (α=.87) e Perceção de Suporte (α=.84).porinteração professor-estudantequestionárioestudo exploratórioteacher-studentinteractionquestionnaireexploratory studyDinâmica da interação professor-estudante em contexto de ensino superior: construção e estudo exploratório do questionário da interação professor-estudanteDynamics of teacher-student interaction in higher education : design and exploratory study of the teacher-student interaction questionnairejournal article10.17979/reipe.2017.0.14.2327