Paulo, MarisaAlexandre, VitorGalhofas, TâniaMil-Homens, Susana2018-08-292018-08-292010-12Pensar Enfermagem, Vol. 14 N.º 2 2º Semestre de 2010http://hdl.handle.net/10400.26/23951Na prática de cuidados de enfermagem, o amor tem vindo a ser apontado como característica definidora do Cuidar, sendo o conceito originário do inglês “caring” utilizado como sinónimo de amor, afecto, carinho ou ser atencioso, ser cuidadoso. A dimensão afectiva da enfermagem em contexto pediátrico adquire contornos peculiares pois, por um lado as crianças/jovens despertam nos seus cuidadores sentimentos de vinculação, amor e afecto que levam ao desenvolvimento de relacionamentos de protecção enriquecidos por uma partilha emocional. Por outro lado, as crianças/jovens a viverem uma situação de doença e hospitalização, e suas famílias, beneficiam da criação de contextos relacionais com uma tonalidade afectiva. Porém, levantam-se diversas questões que corroboram mas que também são críticas quanto à temática do afecto/amor e que são merecedoras de debate científico intra e interdisciplinar. Uma revisão sistemática da literatura poderá ser um contributo para este debate científico, pretendendo-se sistematizar a evidência científica produzida na actualidade, e através desta compreender o lugar do afecto na relação enfermeiro-cliente pediátrico. Para tal, foram identificados e analisados 6 artigos de investigação à luz da método PI(C)OD. Os resultados revelam que o afecto está fortemente presente nas atitudes dos enfermeiros, nas acções dos enfermeiros e no ambiente de cuidados de enfermagem, de acordo com as perspectivas dos actores envolvidos: crianças, jovens, pais e enfermeiros. Conclui-se que nos cuidados de enfermagem em contexto pediátrico o afecto influencia favoravelmente múltiplos aspectos do cuidar, não se cingindo a um momento/acção/interacção particular, e promove o bem-estar dos clientes em situação de doença e hospitalização.porAfectoCuidarEnfermagem pediátricaCriançaJovemFamiliaHospitalizaçãoO lugar do afecto na prática de cuidados de enfermagem em contexto pediátricoperspectivas de crianças, jovens, pais e enfermeirosjournal article