Cardoso, AnaSergeeva, Elizaveta2022-07-052022-07-052022-06-06http://hdl.handle.net/10400.26/41277Tudo começou no passado, onde as pessoas começaram a descobrir outras terras e o comércio nasceu. Lentamente, foram surgindo pequenas lojas em casa e com o tempo chegou o ponto de construir enormes centros comerciais. Além disso, as revoluções industriais e da revenda tiveram grande influência no desenvolvimento do mundo do retalho. O crescimento da concorrência entre as lojas levou a uma forte conexão dos designers de interiores com um espaço comercial. Os designers tiveram que evitar as características dos clientes para fazer um design de interiores de venda de espaço comercial. O tempo sempre foi um fator e com o crescimento da tecnologia, a presença da internet e o comercio online apareceram. O século da tecnologia estava a crescer extremamente rápido. Realidade virtual, inteligência artificial, experiência de loja virtual e tecnologias 3D permitem que os clientes experimentem um dia de compras sentados em casa. As mudanças globais do mundo e o conforto de fazer lojas online colocam em dúvida a necessidade da existência de lojas físicas e gigantescos espaços comerciais. É uma nova revolução no retalho? Esta dissertação mostra os dois lados dessa questão, contando como está a funcionar nos dias de hoje e as previsões para o futuro distante do comércio do retalho.porDesign de interioresespaço comercialmundo virtualo futuroNow and Then: A reflection on the future of interior design for commercial spacesmaster thesis203023579