Queiroz, Maria CidáliaDias, Maria Teresa Saturnino Abreu Amil2017-10-272017-10-272017-10-112017-09http://hdl.handle.net/10400.26/19151Este trabalho surge como resultado de um estudo sobre uma intervenção desenvolvida entre 2015 e 2016 com um grupo de crianças, com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos, que frequentavam o 3º ano do 1º ciclo. Trata-se de um grupo de crianças proveniente de famílias pobres, socialmente excluídas, na sua maioria residentes na zona oriental da cidade do Porto em bairros sociais estigmatizados, cujo futuro parece condicionado desde os primeiros anos de vida. A forte interação estabelecida entre a autora e aquele grupo permitiu realizar em condições particulares de grande proximidade, uma intervenção sistemática envolvendo as crianças, a família e a própria Escola, num projeto denominado “Hora do Conto”, que tem como finalidade desenvolver as competências de língua materna, sociais, simbólicas e emocionais. Partiu-se do pressuposto de que, se a inclusão social destas crianças dependia do acesso a aprendizagens e qualificações escolares relevantes, seria igualmente importante reduzir a distância entre o universo escolar e o universo familiar, valorizando e reforçando a participação dos pais no processo educativo dos seus filhos e envolvendo a Escola num processo de partilha de saberes e de experimentação conjunta de práticas pedagógicas susceptíveis de responder às reais necessidades das crianças.porPobreza infantilCompetências linguísticasHora do contoRelação família-escolaInclusão socialCombater a pobreza infantil, superando os fatores sociais que estão na origem da desigualdade de acesso ao domínio da língua maternamaster thesis201891808