Vilaça, AbílioNeiva, José Pedro2021-07-092021-07-092021-06-162021-05-06http://hdl.handle.net/10400.26/37012O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Gestão de Empresas no ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, descreve as atividades desenvolvidas durante o estágio, na empresa Carawela. O principal objetivo deste estágio consistiu no estudo para a implementação de um processo de gestão da qualidade. Neste relatório, são apresentadas as várias etapas levadas a cabo associadas à fabricação de uma tipologia de forno Carawela. A Carawela é uma empresa que se dedica à fabricação e comercialização de fornos a lenha. O potencial que apresenta é significativo e a expansão para outros mercados constitui um dos seus objetivos. Nesta conformidade, é necessário dar o salto ao nível da qualidade. Não significa isto que a empresa não apresenta os requisitos e processos de gestão da qualidade adequados, mas, sim, que os mesmos podem ser melhorados. Ao longo do relatório, é exposto o impacto da gestão da qualidade para o sucesso de uma organização. Os métodos e ferramentas da qualidade afiguram-se de extrema importância, permitindo que o processo de gestão da qualidade seja rigoroso e solidamente implementado. Com base nas ferramentas da qualidade, bem como na observação em contexto de “chão de fábrica”, deu-se início ao processo. Foram identificados os pontos críticos, nomeadamente a problemática relacionada com a libertação de fumo pela parte traseira do forno e, consequentemente, foram aplicados controlos de verificação no processo transformador. Por outro lado, é elaborada uma proposta para implementar a soldadura automatizada de modo a garantir o enchimento completo da superfície identificada como problemática.porqualidade; gestão da qualidade; processo transformador; ferramentas da qualidadeImplementação de um processo de gestão da qualidade na empresa Carawela: caso do fabrico do forno "Clássico"master thesis202737870