Almeida, Ana PatríciaBrás, PedroMarques, Cristina Maria Correia Veloso2018-03-062018-03-062017http://hdl.handle.net/10400.26/21883As causas do insucesso escolar têm sido objeto de vários estudos no sentido de se procurar compreender as causas deste fenómeno considerado, já, um flagelo em Portugal. Vários tipos de fatores têm sido apontados como causas ou catalisadores deste fenómeno. Desde fatores de natureza endógena aos alunos, como a inteligência ou capacidades cognitivas, a falta de interesse, a motivação e o empenho, fatores de origem familiar, como o acompanhamento das famílias, escolaridade dos pais, famílias estruturadas ou desestruturadas, fatores de ordem socioeconómica, como o rendimento ou posição social das famílias a que os alunos pertencem, entre outras. A Nota Informativa de 19 de Outubro de 2016, emitida pelo Gabinete do Ministro da Educação, informa que a Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC) no seu estudo “Desigualdades Socioeconómicas e resultados Escolares II” conclui que, nos alunos do 2º ciclo, bem como os do 3º ciclo, no total nacional, o nível socioeconómico das famílias, bem como as habilitações académicas das mães, são preditores do sucesso escolar dos alunos, o que vem corroborar outros estudos já feitos. Acrescenta, no entanto, que da análise efetuada se observam outros fatores externos que influenciam aquele sucesso e que contrariam “a relação causa/ efeito entre o contexto socioeconómico e o sucesso escolar dos alunos, genericamente comprovado” e que, portanto, “o nível socioeconómico não equivale a destino” sendo crucial o papel da escola. Com este estudo pretendeu-se perceber se aquele aparente determinismo existia na Escola Profissional Gustave Eiffel ou se o papel da escola faz a diferença e se, através do seu trabalho, o consegue contrariar. Para isso definiram-se como objetivos/questões de pesquisa, perceber qual a relação estre o sucesso dos alunos e as suas dificuldades económicas e, por outro lado qual o papel daquela escola e do seu projeto educativo na diminuição daquele impacto. Para responder àquelas questões desenvolveu-se um estudo que teve início numa análise documental, seguido de aplicação de questionários quer a alunos, quer à própria estrutura pedagógica e de uma entrevista ao Diretor Pedagógico daquela escola. Com base na representação dos vários atores, os resultados parecem apontar para a importância do papel da escola e do seu projeto educativo na diminuição do impacto das dificuldades económicas dos seus alunos no seu percurso escolar, nomeadamente através do desenvolvimento de uma relação de proximidade e acompanhamento individualizado, bem como a participação em projetos e concursos, técnicos ou outros, como fatores de motivação e de elevação da sua autoestima.The causes of academic failure/success have been the subject of several studies in order to try to understand the reasons for this phenomenon, which is already considered a scourge in Portugal. Various types of factors have been identified as causes or catalysts of this phenomenon. From students’ endogenous nature factors, such as intelligence, lack of interest, motivation and commitment, to family background factors, such as the monitoring of students by their families, parents’ educational level, structured or dysfunctional families, to socio-economic factors, such as the income or social position of the families to which the students belong, among others. The Information Notice of 19th October 2016, issued by the Minister of Education’s Office, informs that the Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência - DGEEC (General Administration of Education and Science Statistics), in their study “Desigualdades Socioeconómicas e resultados Escolares II” (“Socioeconomic Inequality and School Achievements II”) concludes that, considering the national total of 2nd and 3rd cycle students, the socioeconomic level of the families, as well as the academic qualifications of mothers, are predictors of students’ academic success, which corroborates the conclusions of previous studies on the subject. This study adds, however, that, from the analysis carried out, it can be observed other external factors which influence that success and go against “the cause/effect relationship between the socioeconomic context and students’ academic success, generally attested,” and, therefore, “the socioeconomic level is not a fatality” and school plays, in this aspect, a crucial role.This study aims at understanding if this apparent determinism exists in Gustave Eiffel Professional School, or if the role of the school makes a difference and if, through its work, it can counteract it. In order to do so, the objectives / questions of research were defined, to understand the relationship between the students success and their economic difficulties and, on the other hand, that´s school role and educational project can reducing that impact. In order to answer those questions, a study was develop, beginning with a documentary analysis, followed by questionnaires applied to students and to the pedagogical structure itself and an interview with the Pedagogical Director of that school. Based on the representation of the various actors, the results seem to indicate to the importance of this school’s role and its educational project in reducing the impact of the economics difficulties in its school course, namely through the development of a proximity relationship and individualized monitoring, as well as participation in technical or other projects and contests, as a motivation factors and raising their self-esteem.porsucesso escolardificuldades socioeconómicaspapel da escolaacademic successsocio-economic difficultiesschool roleO INSUCESSO ESCOLAR, AS DIFICULDADES ECONÓMICAS DOS ALUNOS E O PAPEL DA ESCOLA. Um Estudo de caso na EPGE - Escola Profissional Gustave Eiffel –master thesis201871718